quinta-feira, 28 de julho de 2016



Uma nota sobre o Avesso

Hoje, 28/7 fui com minha queridíssima turma desse semestre ver a Exposição da Mariana Guimarães. “Como habitar Abismos” no lindo Castelinho do Flamengo. Muito inspirador ouvir Mariana falar de cada sala, cada escolha feita junto à curadora. De certo, essa por sua vez uma parceira atenta e presente. Acompanho desde sempre, desde a primeira gota de desejo de carregar agua na peneira, ou nas bacias perfuradas, o trabalho de Mariana, e me foi revelador ouvir falar sobre o trabalho no cuidadoso texto de apresentação de Beatriz Lemos.
Finda a leitura, nosso grupo de 12 mulheres e 3 crianças percorreu o aconchegante espaço por mais ou menos 1 hora e meia.  
Cada contemplação, silencio coletivo, espaço para o acesso das associações passadas e futuras eram permeados pela escuta atenta do Avesso do que víamos. E o que víamos? Vimos paninhos na parede ao lado na lareira, e dentro dela também. Vi o quadro da folha de bananeira. Vi uma peneira rosa no meio das outras verdes. Vi um risco tradicional de ponto rococó revirado em bacias. Vi o Zé retirar uma folhinha do bordado tecido e levar até a varanda. Folhinha voou... voou.
Muitos assuntos em torno da imagem tecida! Um suspiro de contemplação e impulso. Falamos finalmente do assunto do qual venho tratar essa noite (como diria Nasrudim:” Vocês sabem sobre o assunto do qual venho tratar essa noite? E uns dizem: sim! Outros:  Não! E ele Por favor: a parte que sabe conte para aquela outra parte que não sabe”)
Este o assunto, afinal_ O avesso. O avesso do bordado. Na tradição, o bordado se reconhece pelo avesso. Na tradição, avesso e direito eram idênticos. Na tradição, o avesso revela o modo de fazer do direto. Hoje, fazemos nova leitura do avesso. Nos interessa o avesso emaranhado, nós e fios longos. O avesso esquecido durante o processo de entradas e saídas da agulha que persegue o risco do direito. Finda a obra, o avesso aparece como surpresa, o lado esquecido se fez sem nossa atenção, ou lembrança. Encantamento! Ele sempre esteve aqui?
O Avesso escondido foi lembrado como guardião da moral. Acrescento que guarda também o segredo. Ou ainda, já que estamos tratando de tradição_ guarda o mistério. Mistério de fogueira acessa, “silêncio de cortar com faca”. E na tradição, o mistério está guardado. O bordado é fruto de um trabalho manual que vem sendo realizado há muitos e muitos anos, por gerações e gerações. Assim como os contos de tradição oral, contados repetidas vezes ao longo dos tempos.
É no avesso que as histórias guardam o seu segredo. Acessamos, sim, seu mistério quando temos disponibilidade para entrar nelas. E quando temos a flexibilidade de nos colocar diante de um conto de tradição e perguntar, como diz Regina Machado: “o que você tem para mim? E o que eu tenho para você?”. Nesse instante de flexibilidade e deslocamento acessamos brevemente e com encantamento esse lugar de mistério que está entre o avesso e o direito.
Na tradição, Ponto Sombra é o avesso do Ponto Escama e Vice-versa. E os dois pontos são feitos na precisão de um determinado gesto especifico. As mãos da bordadeira tecem uma imagem no lado direto e uma outra imagem no lado avesso.
Quando ponto-cheio imagem semelhante, se ponto-palestrina imagem diferente. Desse modo, há muitos e muitos anos, ora acima, ora abaixo do tecido, na travessia da agulha, as mãos tecem semelhanças e diferenças do mesmo. Juntos os lados opostos do tecido estiveram e estarão sempre juntos. Como reparar em um sem o outro? “Agora a parte que não sabe, conta para a parte que sabe...” ou vice-versa.

4 comentários:

  1. Amei esse nosso encontro. Amei a "viagem" da Mariana. Amei tudo. Vamos fazer um grupo de estudos com esse tema tão misterioso. O AVESSO.
    Teoria e prática, textos e bordados... Seria maravilhoso ;) bjs da sua aluna de sempre (e pra sempre). Bj Joana

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de colocar uma interrogação no fim da frase... Vamos fazer um grupo de estudos com esse tema tão misterioso.? Aguardarei ansiosa. Kkkkkk bjs

    ResponderExcluir
  3. Marcela, tomei conhecimento do seu trabalho através de um curso que você está propondo pela PUCRio. Estou tão, tão maravilhada. Quando vi o programa do curso , fiquei desorientada.Problemão:desejo imenso de fazê-lo, mas moro em Belo Horizonte. Seria muito difícil me deslocar para o Rio. Você poderia me informar um e-mail, no qual possa conversar com você? Não tenho facebook.
    Grande abraço,
    Rosane - Meu e-mail é poesilhas@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Rosane!

    temos um grupo interessado em BH. tenho muito interesse em ministrar o curso aí... vamos falando?
    mar.carvalho.mar@gmail.com

    grata,
    Marcela

    ResponderExcluir